Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Condições para submissão

Para que um artigo seja submetido à Espectro, os autores têm como responsabilidade  verificar cada um dos itens listados abaixo. Caso algum deles não seja atendido, os editores se reservam o direito de negar a submissão e devolvê-la aos autores, com as orientações para as adequações necessárias. 

  • Ser inédito, ou seja, não deve ter sido publicado, ou estar submetido a qualquer outro periódico nacional ou internacional.
  • Atender a todas as recomendações do check list para autores.
  • Seguir todas as normas de formatação do Manual de Publicação da American Psychological Association (APA) (7ª edição ou outra vigente). 
  • Enviar uma carta de submissão com a assinatura de todos os autores, atestando a originalidade do artigo, a ausência de conflitos de interesse, a certificação da ausência de qualquer conteúdo plagiado, a anuência com a ordem de autoria apresentada no original e a autorização para publicá-lo.
  • Submeter duas cópias do artigo, uma contendo os nomes dos autores na sequência em que serão creditados pela publicação e a outra sem a menção aos nomes dos autores, versão esta que será encaminhada para tramitação.
  • Informar o ORCID de todos os autores, bem como o e-mail de contato do autor principal.

Diretrizes para Autores

Para submeter artigo para publição na Espectro, é necessário que um dos autores esteja inscrito no sistema da revista. Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Diretriz geral

A Espectro tem como principal missão a difusão do conhecimento científico fundamentado na Análise do Comportamento Aplicada ao autismo, atrasos no desenvolvimento intelectual e da linguagem. Para atingir tal missão, os artigos publicados na revista devem ter como premissa a acessibilidade, isto é: que os autores redijam o artigo tendo em vista a maior audiência possível, desde acadêmicos e pesquisadores interessados no tema e profissionais que trabalham na prestação de serviços, mas também familiares, professores, cuidadores e pessoas que possuam relação direta ou indireta com indivíduos com desenvolvimento atípico, de maneira que o conhecimento possa ser difundido entre todos aqueles que possam se beneficiar dele.

Regras para a submissão

- Tamanho do original: entre 15 a 25 páginas.

- O texto deve conter dois resumos: um em português e outro em inglês com, no máximo, 200 palavras cada um. Para o resumo em inglês, desaconselha-se o uso puro e simples de tradutores disponíveis na internet. 

- Deve conter de 3 a 5 palavras-chave.

- Figuras e tabelas devem estar em separado, cada uma em um arquivo, nomeado com a identificação da figura/tabela no próprio artigo (ex: Figura 1). Preferencialmente, enviar o arquivo no software original de confecção (Excel para tabelas e gráficos). Marcações em itálico, precedidas e seguidas por linhas tracejadas, devem ser feitas no artigo para sinalizar, em que ponto do original as figuras e tabelas devem, aproximadamente, ser inseridas. Exemplo: 

----------------------------------------------

Figura 1

----------------------------------------------

ou

----------------------------------------------

Tabela 1

----------------------------------------------

- Evitar o uso de notas de rodapé.

- Qualquer arquivo colocado como anexo à  pesquisa original (protocolos, folhas de registro, instrumentos utilizados e afins) deve ser hospedado on-line e o link disponibilizado durante a submissão com o nome “Arquivos suplementares”, que poderão ser acessados pelos revisores, e posteriormente, pelos leitores do artigo.

Abaixo, segue a descrição dos tipos de estudos que a Espectro aceita, lembrando que todos devem estar fundamentados na ciência da Análise do Comportamento.

Estudos teóricos/conceituais – O objetivo dos estudos teóricos/conceituais submetidos à Espectro deve ser apresentar/introduzir/discutir um conceito e suas implicações para o trabalho com indivíduos com o desenvolvimento atípico. Sugere-se que os autores tenham o cuidado de apresentar os conceitos, definindo-os e apresentando o seu uso em situações aplicadas, com referências a outros estudos para exemplificar o exposto.

Estudos históricos – O objetivo dos estudos históricos submetidos à Espectro deve ser apresentar a trajetória de um conceito em ABA, desde o momento em que foi cunhado até a atualidade, apresentando suas implicações para a prática em Análise do Comportamento Aplicada.

Revisão Sistemática de Literatura – O objetivo dos estudos de Revisão Sistemática de Literatura, submetidos à Espectro, é apresentar o estado da arte de um determinado tema relacionado à Análise do Comportamento Aplicada ao autismo, atrasos no desenvolvimento intelectual e linguagem. Para isso, os autores devem seguir a metodologia PRISMA para garantir a máxima qualidade do original submetido.

Clique aqui para baixar o template dessa modalidade de artigo

Artigos empíricos de relato de pesquisa aplicada – O objetivo dos estudos empíricos de relatos de pesquisa aplicada submetidos à Espectro, é apresentar pesquisas inéditas relacionados a problemas de pesquisa originados de lacunas na área, como maneira tanto de avançar o conhecimento em Análise do Comportamento Aplicada ao autismo, como de fornecer modelos de intervenção, para a área de prestação de serviços em ABA.

Relatos Breves de pesquisa aplicada – O objetivo dos Relatos Breves de pesquisa aplicada  submetidos à Espectro, é apresentar procedimentos de intervenção em ABA aplicados no dia a dia, a partir de uma descrição metodológica rigorosa, de situações que emergem do cotidiano clínico, contribuindo para a expansão do conhecimento disponível para a comunidade de Análise do Comportamento brasileira. Os artigos submetidos a essa seção devem possuir no máximo 5 páginas.

Traduções de artigos clássicos em ABA – Os artigos traduzidos tem como prerrogativa tornar acessível textos clássicos da área de Análise do Comportamento Aplicada ao público lusófono. Os autores interessados em publicar textos traduzidos devem encaminhar, junto com o texto, uma carta de autorização dos detentores do direito original do artigo. Nesse caso, o processo editorial se concentrará apenas na adequação da tradução produzida pelos autores. 

  1. Orientação para submissão dos artigos

Os artigos devem ser submetidos diretamente no sistema da revista (acesso clicando aqui). Nenhum outro meio de submissão será aceito. Após a submissão, o próprio sistema enviará um e-mail para os editores relativo à submissão efetuada, bem como os autores receberão um e-mail de confirmação. Todo o trâmite do processo editorial ocorrerá via sistema. 

III. Compromissos e deveres dos editores

Durante o processo de tramitação editorial dos originais, os editores se comprometem a apresentar os comportamentos descritos abaixo:

  • Garantir a qualidade do material que será publicado na revista.
  • Assegurar a clareza, integridade e originalidade dos originais publicados. Os editores declaram utilizar software antiplágio para auxiliar na análise dos manuscritos aceitos para publicação.
  • Promover a revista e os artigos que nela sejam publicados.
  • Compor corpo editorial para acompanhar a tramitação dos trabalhos, com vasta experiência e conhecimento científico nas diferentes áreas da Análise do Comportamento Aplicada.
  • Priorizar, no corpo de revisores, aqueles que têm como interesse principal a produção científica e que não possuam conflito de interesses com os autores e com quaisquer membros do corpo editorial.
  • Estabelecer, como critério principal para a tramitação dos artigos, o processo cego de revisão por pares. 
  • Produzir pareceres acessíveis, justos, criteriosos e com recomendações que auxiliem os autores no refinamento e melhoria do trabalho, mesmo aqueles que, porventura, venham a ser rejeitados para publicação.
  • Oferecer pareceres para os submetidos em período de tempo de até 30 dias úteis após o aceite da submissão.

 

Responsabilidades dos autores

Em contrapartida, os autores se comprometem a:

  • Assegurar que os originais submetidos à Espectro não estejam em tramitação em nenhuma outra revista.
  • Utilizar software de controle e verificação de autenticidade e plágio antes da submissão do artigo, por exemplo: ……
  • Entregar, por ocasião da submissão, todos os documentos solicitados pelos editores.
  • Utilizar o template fornecido pela revista, específico para a modalidade de trabalho apresentada.
  • Informar conflitos de interesse no ato da submissão, caso existam.
  • Definir como ordem de importância de participação na elaboração do original, a ordem em que os autores vierem enumerados.
  • Fornecer o direito autoral do artigo para a revista, assinalando tal opção durante a submissão.
  • Quando o trabalho for aceito para publicação, gravar um vídeo de até 3 minutos apresentando o trabalho para o público leigo. Clique aqui para obter mais informações.
  • Seguir as normas de formatação do manual vigente da APA (7ª ed).
  • Enviar o trabalho para um profissional da área de revisão normativa e gramatical, que deverá fornecer uma carta de ter feito a revisão, para acompanhar a submissão, e outra, após o aceite da versão final, de que efetuou nova revisão. 
  1. Etapas do processo editorial

1 - Após o artigo ser submetido, os editores-chefe irão  avaliar se todos os documentos e aspectos formais do template foram seguidos pelos autores. Caso esteja dentro do padrão solicitado pela revista, o trabalho será encaminhado para um dos editores responsáveis. Caso não esteja dentro do padrão solicitado, os autores receberão um e-mail informando os documentos faltantes ou aspectos formais que precisam ser revistos.

2 – O editor selecionado para tramitar o artigo irá verificar se a submissão feita se ajusta ao escopo editorial da revista. Caso sim, o editor fará a indicação de ao menos dois revisores ad hoc para fornecerem o parecer para o trabalho. Caso não se ajuste à revista, os autores receberão um e-mail informando o motivo da recusa e da não adequação.

3 – Cada um dos revisores fornecerá um parecer para o artigo em avaliação. O editor, de posse dos pareceres, irá avaliar a decisão editorial cabível, dentre as seguintes:

    - Aceito integralmente: significa que o original foi aceito sem a necessidade de adequação de conteúdo, apenas detalhes formais.

    - Aceito após modificações: significa que o original foi aceito, desde que os autores atendam todas as solicitações de mudança, feitas pelos revisores e editor, durante a sua avaliação. Nesse caso, a nova submissão e a sua consequente tramitação ficam condicionadas ao envio de uma carta listando todas as modificações feitas pelos autores, com as justificativas pertinentes para os pontos que não foram alterados. 

    - Nova submissão necessária: o artigo tem potencial para publicação na revista, mas a versão submetida foi considerada distante do padrão de qualidade solicitado. Nesse caso, os autores devem fazer todas as modificações solicitadas, indicando-as em uma carta enviada ao editor, que avaliará tais modificações, e no caso de compreender que foram atendidas, encaminhará a nova versão aos revisores ou a novos revisores, para uma segunda rodada de avaliação.

    - Rejeitado: o trabalho não será publicado na revista, quer pela qualidade, quer por não atender aos objetivos editoriais da revista.

A depender dos pareceres recebidos, o editor poderá solicitar parecer de um terceiro revisor. Quando isso acontecer, os autores serão informados previamente para se atentarem aos novos prazos de tramitação do seu original.

4 – Os autores, ao receberem o parecer do editor, terão o prazo de 15 dias úteis para atenderem todas as modificações solicitadas. Após o prazo se encerrar, não havendo manifestação dos autores, o trabalho será automaticamente rejeitado. Caso seja necessária ampliação do prazo fornecido, os autores devem entrar em contato com o editor responsável, apresentando justificativa para o pedido de adiamento.

Artigos

Política padrão de seção

Clássicos traduzidos

Esta seção publica artigos clássicos que foram originalmente publicados em inglês, ou que a tradução não esteja disponível na modalidade acesso livre. 

Resenhas

A seção publica resenhas de livros relacionados à área de Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo que tenham sido publicados no período máximo de 5 anos da data de submissão do artigo à revista. Além disso, publica resenhas de textos relacionados ao Autismo que possam ter impacto significativo no tratamento desta população.

Entrevistas

Publica-se nesta seção entrevistas com personalidades da área de Análise do Comportamento Aplicada qe possuem contribuições históricas para a referida área.

Artigos didáticos

Esta seção tem como objetivo a publicação de artigos didáticos envolvendo conceitos e procedimentos que são empregados nas intervenções fundamentadas em ABA. Como parte da política editorial da Espectro, os artigos didáticos submetidos para serem publicados nesta seção devem ser acessíveis, seguindo o modelo dispo´nivel online no site da revista no formato do primeiro artigo dessa seção.

Link de acesso

Homenagens a personalidades

Esta seção publica homenagens à personalidades importantes para a Análise do Comportamento Aplicada brasileira. As homenagens devem destacar a história do homenageado, dando particular foco às contribuições dadas à area de Análise do Comportamento Aplicada no contexto brasileiro.

Relatos Breves de Pesquisa Aplicada

Essa seção tem como objetivo divulgar artigos que descrevam procedimentos de intervenção em ABA realizados em diferentes contextos, bem como os resultados obtidos após a aplicação de tais procedimentos.

Os artigos submetidos para essa seção devem conter entre 6 e 8 mil caracteres contando com os espaços, e o artigo deverá possui no máximo 5 páginas. Os tópicos que deverão ser abarcados pelos autores nos artigos submetidos para a seção são: introdução (breve apresentação dos conceitos principais e do problema prático que o procedimento empregado visou equacionar), objetivo, método (participantes, local, instrumentos e materiais, delineamento experimental e operacionalização das variáveis, procedimento), resultados e discussão (seção conjunta) e conclusão. Figuras e Tabelas são fortemente recomendadas, com o limite de até 2 (ou 1 de cada).

A seção de Relatos Breves de Pesquisa Aplicada se diferencia da seção de Artigos Aplicados não apenas pelo tamanho e sua extensão, mas pelo fato de que os artigos submetidos à referida seção devem ter como foco principal a resposta a uma lacuna da área de Análise do Comportamento Aplicada, e não apenas a divulgação de procedimentos e seus resultados.

Observação: de acordo com o Conselho Nacional de Saúde, na Resolução 510/2016, no que diz respeito à produção de conhecimento e pesquisas com seres humanos, estão dispensados de tramitação por um comitê de ética, de acordo com o Artigo 1 de tal resolução:  “VII - pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito;” (p. 2). Caso o seu trabalho se enquadre nessa definição, pedimos a gentileza de fazer esse apontamento, durante a submissão do manuscrito para que a tramitação possa ter andamento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.