Contribuição da análise do comportamento para a redução de comportamento-problema

Autores

  • Lorena L. de Almeida
  • Samara J. C. Meneses
  • Thaís B. S. Lima
  • André L. Ferreira

Palavras-chave:

Análise do Comportamento Aplicada, Autismo, Comportamento-problema, Comportamento inadequado

Resumo

Indivíduos com o diagnóstico de TEA tendem a ter comportamentos considerados comumente como problemáticos ou inadequados, sendo alguns deles estereotipias vocais, SIB (Self-Injurious Behavior), heteroagressão e agressividade. Tais comportamentos, caso ocorram com frequência, demandam intervenções baseadas em evidências para reduzir tal frequência. Essa revisão de literatura tem como objetivo verificar quais estratégias e procedimentos de intervenção são mais aplicados para a redução de comportamentos-problema em casos de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. Foram encontrados 13 artigos em inglês, que apresentaram resultados positivos nas intervenções implementadas, com participantes entre 3 a 14 anos, predominantemente do sexo masculino. Sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas com implementação de follow-up, para que apresentem eficácia nos resultados a longo prazo.

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Publicado

2022-10-03